domingo, 20 de julho de 2008

Ócio. Criativo.


-----Mensagem original-----
De: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Enviada em: quinta-feira, 17 de julho de 2008 13:56
Para: Kátia
Cc: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Assunto: Blog

Oi Kátia

Fiquei sabendo do seu blog e achei ótimo que o seu Ócio Criativo esteja em alta :)
--------------------------------


Recebi esse email de um amigo. Casado com uma minha super amiga. Muito querida. Amizade que se mantém, desde os tempos de ginásio (ops, desde os tempos de Ed. Fundamental). Ambos são professores universitários. Ele, universidade pública, ela, algumas particulares. Certa vez, liguei para eles em um dia de semana, tipo 10 horas da manhã. Ele atendeu.
-'Oi. É a Kátia. Ué, você em casa a essa hora ? Aconteceu alguma coisa', eu me intrometi
-'Não, está tudo bem. É só Ócio. Ócio Criativo',ele me explicou
-'Ah! Você está de férias! Entendi. Mas, você não é mais professor ? Ah! Já sei. A facul está em greve. Porque deveria estar dando aula, né ?', disse
-'Não. Sem greve. Sem férias. Quem me dera! É que tenho que produzir um paper ainda este mês. Então, estou em Ócio Criativo. Entendeu?', ele me perguntou, com um tom acadêmico
-'É... Não... Sim, entendi. Você está em casa porque é mais tranqüilo. Assim, você consegue estudar. Ler todos os artigos/livros que você precisa para produzir seu paper.', eu disse
-'Não, Kátia! Seguinte: eu acordo mais tarde, leio meu jornal, ponho água nas plantas, faço uma saladinha para agradar a esposa. Essas coisas. Depois do almoço, tiro uma sonequinha... Ó-c-i-o C-r-i-a-t-i-v-o. Nada de leitura acadêmica. Sua mente aberta para as idéias chegarem. Experimenta, você vai gostar!', ele todo animado
-'Claro que eu vou gostar! Ficar em casa, sem fazer nada e, ainda, sendo pago para isso! Eu ia amar!!!', repliquei,'Vem cá, isso não é sinônimo de vagabundagem, não?', investiguei
-'Nossa! Lógico que não! Estou investindo no meu trabalho. Fala sério!', ele respondeu bem ofendido
Desde então, segundo minha amiga, ele tem evitado atender telefonemas em casa. Como nunca mais consegui falar com ele quando eu ligo lá, creio que o período de Ócio tenha aumentado muito...
Então, venha você também para o mundo do Ócio Criativo! Se o se chefe achar ruim, dá de presente para ele o livro " O Ócio Criativo", de Domenico de Masi. Pronto. Respaldo científico. Seu chefe vai ficar sem argumentos. Nós demos de presente de Natal para esse meu amigo (nem acreditei quando vi o livro na livraria! Não é que isso é sério, mesmo?). Ele leu (na facul, né, fora do período de Ócio) e disse que o livro é muito bom.
Amigo, obrigada pelo post, digo, email. Beijos!

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP