sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O corpo tem sempre razão

Sou Analista de Sistemas. E desde há muito tempo, aprendi que o computador tem sempre razão. Não adianta discutir. Se não está dando certo, alguma coisa errada o operador fez. Simples assim. Hoje eu aprendi que o nosso corpo também tem sempre razão. Ele até tenta se virar com os problemas impostos/criados por você, operador, mas também há limites.

Voltei ao médico cardiologista hoje. Tinha que entregar o resultado dos exames solicitados.Depois do ‘Bom dia’, a primeira coisa que ele me falou foi:

-Nossa, você tá muito amarela !
- Então, doutor, o senhor já tinha notado isso na consulta anterior. Acho que por isso me pediu o hemograma completo... Lembra que falamos sobre o possível excesso de betacaroteno ?
-Sei, sei. Mas, parece que está mais amarela hoje... Bom, vamos ver... Deixa eu começar pelo hemograma... 5.3 de hemoglobina... CINCO PONTO TRÊS !!!!! Como você está aqui hoje ???? Deveria estar de cama, com dificuldade para respirar, com um cansaço absurdo !!!! Você NÃO sente nada ?????
-Não, doutor. Nada. Tenho feito minhas coisas normalmente...
-Muito estranho !!! Olha, vou ser direto. O mínimo desejável é 13. Você está com 5.3. É caso para transfusão de sangue. Desculpa, não tem como falar de outro jeito...
-Transfusão ???? Oh, oh ... Mas eu não sinto nada ...
-Essa falta de sintomas é mais preocupante ainda. Tem que procurar um hematologista. Hoje.
-Doutor, tem mais o exame do coração. Deu tudo normal, parece...
-Vejamos. É. A estrutura do seu coração está normal.
-Eu achei que o senhor ia pedir um ergométrico...
-Ainda bem que eu não solicitei !!! Com essa taxa de hemoglobina, você ia desmaiar na esteira...Olha,Kátia, o que interessa, no momento, é recuperar essa taxa. Sai daqui e vai para um hematologista agora. Não enrola. Só volta quando estiver tudo normal com o seu hemograma.


O maridão estava comigo. Voltamos meio em silêncio para casa. Cheguei e já comecei a tentar marcar uma consulta. Só consegui para março, mesmo avisando sobre o pedido de urgência. Diante disso, meu marido, muito esperto, falou:

- Vamos para a clínica de Hematologia que ele indicou e vamos tentar um encaixe.
-Mas, já liguei lá. Não tem essa possibilidade. Já perguntei...
-Kátia, vamos agora. Lá você mostra o hemograma e o pedido de urgência. Vamos ver no que vai dar.


Dito e feito. Conseguimos um encaixe. O hematologista pediu que eu refizesse o exame de sangue, lá mesmo. O resultado saiu em uma hora: de 5.3 no dia 02/Fev, passou para 6.0. O médico falou que ia tentar de tudo para evitar a transfusão de sangue, mas, para isso, eu tinha que prometer ficar de repouso absoluto (tipo da cama para o sofá e vice-versa), tomar uma dose cavalar de ferro na veia, uma vez por semana, pelas próximas seis semanas. E, além disso, pediu para que eu passasse no ginecologista para que ele me receitasse alguma droga para a suspensão da menstruação. Segundo ele, qualquer perda de sangue vai fazer com que a taxa diminua novamente, o que é inaceitável.

-Ok, doutor. Faço tudo isso para não ter que passar por uma transfusão. Só uma pergunta: porque eu não apresento nenhum sintoma indicativo ?
-Olha, você tem um mioma. Há mais de dois anos. Então, isso deve estar acontecendo paulatinamente ao longo dos meses ou anos. Não é uma coisa de ontem para hoje. O organismo vai se adaptando às condições. Provavelmente esse é o motivo pelo qual, aparentemente, você não apresenta nenhuma sintomalogia.

Fui lá ser furada mais uma vez. Tomei o tal do ferro na veia. Depois fui para casa, pensando em quão impressionante é o nosso organismo. E vamo que vamo, Brasil. Nas próximas semanas, muito sulfato ferroso neste corpitcho !

3 comentários:

Anônimo domingo, 15 fevereiro, 2009  

Ufa preocupante. As doenças são sinais do que se faz na vida, nossas escolhas, a valorização disso daquilo, etc, etc etc.
Repouso é bom para repensar.Cuide-se. Muitos beijos sobrinha querida...

Anônimo quinta-feira, 19 fevereiro, 2009  

Andei te ligando, talvez com um certo exagero, não sei...Você é minha irmã mais velha, eusei, mas não tão velha assim....Tõ ficando realmente preocupado...Será que você nos contou tudo? Quanto tempo ficou sentada escrevendo este texto? Quantas calorias foram gastas teclando? É o que sempre digo: a ignorância as vezes é uma benção!! Agora vou ter que ler tudo sobre miomas, hemogramas, anemias, etc e etc e vou ficar mais preocupado ainda!! Como se já não tivesse minhas preocupações normais....Não devia ter lido este blog hoje...Acho que vou te ligar de novo!! Sinto que em 6 semanas você vai estar nova de novo, com certeza com mais saúde que eu...Aí vou me sentir melhor também...

Anônimo segunda-feira, 23 fevereiro, 2009  

Irmã!! Não faz isso com a gente não.... Se cuida, tá?! Quando a gente é a irmã mais nova, a gente nunca imagina que os mais velhos possam ficar doentes e a gente cuidar, se preocupar, etc... Afinal de contas a situação é sempre a inversa, né? Vcs que passam a vida se preocupando e cuidando da gente!!

Te amo! Beijos

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP