segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tudo o que você precisa saber sobre reformas e nunca te disseram !

Nunca acredite nos prazos dados. N-U-N-C-A. Mesmo que você queira muito que, de fato, tudo termine na data proposta, mantenha-se firme e duvide. E não só duvide, como, também, utilize um fator K. Tipo: falaram que em três dias a parede viria abaixo ? Você já sabe que três*2.5 é igual a sete e meio. Pronto, planeje-se para se chatear só após sete dias e meio. Achou meu fator muito exagerado ? OK. Diminua o seu fator K para 2.0. Não menos que isso. Pode confiar !

O pedreiro disse que viria no sábado, pós-reveillon, preocupado com o atraso da obra ? Você ficou feliz e nem se importou de voltar na sexta, dia 01, pós-almoço ? Pode ficar triste. Ele não vai aparecer. Confie em mim e volte só no domingo.

Você, no meio da reforma, decidiu que queria fazer um nicho na parede, porque já estava no meio da quebradeira mesmo… Vai por mim e desiste. Vai existir um cano no meio do caminho do nicho. Isso vai render um desvio na parede e mais um dia de quebradeira. Quase um poema do Drummond. Pode confiar que a ausência do nicho vai te fazer uma pessoa mais feliz.

No meio do caminho (Carlos Drummond de Andrade)

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

O cabo da tv a cabo precisa ser levado para o outro canto da sala ? Pode crer que é melhor agendar com os técnicos da própria empresa de TV. Eu sei que demora e coisa e tals. Mas, confia em mim, acreditar no prazo de ‘amanhã eu volto e faço rapidinho ‘ do cara que presta serviço para a empresa da sua irmã, vai demorar muuuuito mais do que o agendamento. Vai por mim.

A empresa de gesso entrou em recesso e você só vai conseguir a moldura de gesso pós-ano novo ? Tudo bem. Espere. Vai ser melhor do que confiar no gesseiro-amigo-do-pedreiro que promete tudo para o dia seguinte. Pode confiar em mim.

Se te disserem que, depois que o piso for colocado, tudo anda mais rápido, não acredite. Não mesmo! Eu sei do que estou falando …

No final de semana, com o piso novo todo assentado, você se empolga e até retira o sofá da proteção, só para imaginar como vai ficar ? Resolve passar aspirador na obra-reforma, pano de chão no piso e senta admirando sua quase-casa brilhando? Sinto te informar que todo o pó e pedrinhas que você limpou vão ser repostos, em maior quantidade, na segunda-feira. Pode acreditar !
Você teve uma ideia maravilhosa de colocar uma iluminação indireta que vai ficar sensacional ? Vale a pena mais uma semana de pedreiro em casa ? Cada caso é um caso, né ? Da minha parte, não sabia que era possível amar uma iluminação. Eu amo a já existente na minha sala. Não sei como cogitei a possibilidade de trocá-la …

Sabe aquele lugar em que você guardou todos os seus eletrônicos para ficarem a salvo de todo o pó resultante da reforma ? Pode crer que não há lugar impenetrável para o senhor pó. Seus aparelhos eletrônicos terão uma camada cinza sobre eles. Palavra de amigo.

Sabe quando o pedreiro te diz que precisa de gesso ? E você, munida de um caderninho, anota a quantidade e pergunta do que mais ele precisa ? Senta que lá vem material... Tudo bem, você já sabia que isso ia acontecer. Mas, sabe quando você pergunta se é só isso e ele confirma ? E, você sai, feliz da vida, crente que é a última ida à casa de materiais de construção ? Nunca acredite nisso. No dia seguinte, vai faltar alguma coisa, crucial, obviamente, para o andamento da reforma e você vai voltar lá. Inúmeras vezes. Vai por mim.

Você sabia que existem fios elétricos coloridos ? Eu não sei a função, mas sei que tive que comprar fios brancos, amarelos, vermelhos e azuis. Achei até bonitinho. Só fiquei meio ressabiada quando descobri que o pedreiro é daltônico e não distingue verde de azul. Será que tem algum problema em encostar um no outro ? Sigo aqui torcendo para que as cores sejam apenas um it a mais na decoração... Portanto, para não ficar sobressaltada, faça um teste de cores com o pedreiro antes de contratá-lo... Desconfie se, ao sentar com todas as suas revistas de decoração, desde 2004, folheando uma a uma e mostrando as boas ideias para o seu marido, ele disser: 'Escolhe você. O que você decidir, está decidido.'. Sinal de que a paciência do marido está chegando ao fim. Com você e com a reforma. Perigo total. Alerta vermelho!

2 comentários:

Magu segunda-feira, 04 janeiro, 2010  

Minha amiga,
A terceira foto de cima para baixo é mesmo verdadeira, do seu apê? Não é nenhuma montagem para deixar o texto mais verossímel?
Se a resposta for sim: Hum... Dramático...
Mas mesmo assim, eu não desisto e vou recorrer ao seu know how, à sua expertise de várias reformas... Estava querendo dar uma ajeitadinha no nosso quarto de casal... Pensei em fazer alguns nichos na parede em que a cama fica encostada...
Bem, depois conversamos sobre isso, você me diz o que acha das minhas idéias...
Te amo! Coragem amiga...
Beijos 1000...

tia solange quinta-feira, 07 janeiro, 2010  

Ainda bem que nem sei o que é um nicho na parede, assim sequer pensarei em fazer.
Pode ter certeza acredito em tudo o que vc diz,até calcularia o fator k = infinito.
Por isso, não pinto nem paredes.
Quando vocês eram crianças seu avó adorava pintar as paredes, lá vinham os pintores, já eram até conhecidos Sr X (já não lembro o nome, isso não se refere a idade. Qualquer lapso,depois com muuuuuuuuuuuita associação descubro ...rsrs ).
Eu e a sua avó queríamos literalmente morrer e voltar no próximo mês quando tudo estive acabado e era só uma pintura...
Mas, ainda bem que ficará lindo, extremamente confortável e irei para a champagne Moet Chandon, pois você merece.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP